ESPECIAL FINAL FANTASY


Final Fantasy - Histórias, Curiosidades, e Muito Mais!!


Em 1987, o Brasil estava passando por várias mudança, nós estávamos acabando de sair de um Regime Militar, passávamos por momentos de recessão, o preço dos produtos estava uma zona por causa de uma infração descontrolada. Mas o mercado de jogos passava por uma transformação, o Nintendo Famicom (Nintendinho) fazia um enorme sucesso no mundo.

No Dia 18 de Dezembro de 1987 chega ao mercado Japonês um novo título chamado de "Final Fantasy", um game de RPG que era a ultima esperança de um desenvolvedor chamado Hironobu Sakaguchi, que estava desiludido e desistindo da profissão. O que Hironobu não sabia é que seu título mudaria tudo na industria de videogames, se tornando um marco dos jogos de RPG e definindo todo um gênero.

Hironobu Sakaguchi - Criador da série Final Fantasy

O game foi publicado pela empresa Square Software, atualmente chamada de Square Enix (depois da fusão com a empresa Enix em 2003).

O game foi baseado no RPG Dungeons & Dragons, e em outros RPGs de mesa, ou seja os personagens possuíam diversas classes que variavam desde cavaleiros, ladrões, magos, invocadores, etc. O jogador controlava as ações por um sistema de ataque em turno. Foi criado um sistema de HP e MP, e cada classe possuía características únicas. 

Exemplo do sistema de turnos - Combate do game Final Fantasy 

O primeiro Game fez tanto sucesso e gerou uma renda tão grande que fez com que a empresa envolvida tivesse um boom gigantesco. Final Fantasy foi um dos primeiros games do gênero RPG a chegar ao ocidente, ajudando a popularizar esse estilo.

Ao todo a franqui conta com 15 jogos numerados em algarismos romanos (são os títulos principais), e mais alguns jogos considerados spin-off. Cada game é unico e conta com um enredo exclusivo. Atualmente podemos dividir os games em algumas fases.

Mundos da série.


Final Fantasy é uma série que criou um universo fantástico, rico em detalhes, e seus jogos são divididos em algumas cronologias que refletiam esse universo. O game possui mundos medievais, contemporâneos e até mesmo futuristas.
Para começar vamos explicar um pouco de cada mundo, agrupando os jogos nas seguintes categorias;

Mundos Meievais:  Pertence ao jogos Finanal Fantasy I, II e III - são mundos com castelos, reinos, princesas, cavernas, florestas, etc. Vale ressaltar que cada um desses mundo apresentam características próprias e especiais.
Final Fantasy IV também apresenta um mundo medieval, porém é chamado de "BluePlanet", alguns afirmam que esse é o mesmo mundo apresentado em Final Fantasy II, mas não temos uma confirmação oficial sobre isso.
Final Fantasy V apresenta um universo medieval, porém seu diferencial é que ele apresentam dimensões paralelas e ficou conhecido como "Planet R".
Final Fantasy IX - Situado no mundo de Gaia, mas com a temática medieval, foi o ultimo game lançado no PS, e meio que foi uma homenagem a série
Final Fantasy XI - Foi o primeiro game online da franquia, seu mundo se chama Vana'diel, é um mundo medieval com todos os elementos presentes na série.
Final Fantasy XIV - Se passa no mundo de Eorzea, é o Segundo MMO RPG lançado pela franquia, possui um mundo vasto com muitos elementos que fizeram sucesso na série


Mundos Futuristas: são mundos que apresentam tecnologia futuristas, por exemplo, veiculos, naves, tecnologia de ponta, etc.
Final Fantasy VI - foi o primeiro a apresentar mundos futuristas, porém ainda podemos ver elementos medievais, é uma mescla de elementos o que tornou o game excelente.
Final Fantasy VII - Situado no mundo de Gaia, é o primeiro game a apresentar uma temática 100% futurista, sem elementos medievais, as classes foram abandonadas e existe uma pegada mais politica.
Final Fantasy X - Primeiro game lançado no PS2, possui um mundo chamado Spira, ele esta mais para uma pegada futurista, porém muitos o consideram atemporal.
Final Fantasy XII - Se passsa no mundo de Ivalice, que é palco para muitos jogos Spin-off, é um game futurista com elementos medievais ao estilo do Final Fantasy VI.
Final Fantasy XIII - É o mundo com mais mundos, onde os principais são Grand Pulse e Cocoon, extremamente futurista, tem uma cronologia própria

Mundos Contemporâneos - São aqueles que mais se assemelham com o nosso mundo, porém apresentam alguns elementos futuristas.
Final Fantasy VIII - é um mundo mais contemporâneo mas com muitos elementos futuristas, é o mais próximo do nosso mundo.
Final Fantasy XV - Se passa no mundo de Eos, é um mundo contemporâneo cheio de carros, estradas, cidades que lembram o mundo real, porem com todos os elementos que fizeram sucesso na série.

Mitologia na Série


Final Fantasy foi um game que abusou no uso de referências mitológicas, entre as principais podemos destacar as invocações, também conhecidas como Summons, GF, Eidolons,etc. O nome varia de acordo com o jogo, mas as principais invocações presentes na maioria dos jogos são:


Shiva

Shiva - FFXV

Shiva é um dos deuses supremos do Hinduismo, sendo uma das trindades junto com Brahma e Vishnu, no hinduismo Shiva é retratado como um homem, mas dentro da série Final Fantasy ela é retratada como uma mulher de pele azulada que controla o elemento gelo. É uma das poucas invocações que está presente em todos os jogos da série.


Ifrit

Ifrit - FFVIII

Ifrit é outra das invocações presente em todos os jogos da série, ele foi baseado na mitologia árabe. Os Ifrits são uma classe de Jinnis Infernais (seriam uma espécie de Gênios do mal) que habitam o subsolo e são constituídos de fogo. A série FF, retrata o Ifrit como uma invocação de fogo, que geralmente pode ser controlada e utilizada, com exceção do game FFXV onde ele é um dos chefes finais.


Bahamut

Bahamut - FFXIII

Bahamut é retratado como um rei dragão, porém sua origem se da na mitologia árabe, no qual ele seria um peixe gigante que sustenta todo o mundo em suas costas. A franquia FF o utiliza como um Dragão Negro (rei de todos os dragões), que pode ser controlado e aparece em todos os jogos da franquia.


Ramuth

Ramuth - FFXV

Ramuth é uma das invocações mais comuns da série esteve presente em quase todos os jogos, é retratado como um mago com poderes elétricos. Sua origem remete ao hinduísmo, sendo retratado como o Deus das Tempestades.


Odim

Odim forma de cavaleiro- FFXIII

Odim é outra invocação muito famosa, presente em vários títulos da franquia, ele é retratado como um cavaleiro demoníaco que cavalga seu corsel Sleipnir, em alguns jogos ele causa um Status de morte instantânea em inimigos comuns com seu ataque "Zantetsuken". Ele é baseado na mitologia Nordica, Odim era cosiderado o pai de todos, sendo o patriarca dos deuses.


Alexander

Alexander FFIX

Alexander é uma das invocações que esta presente em quase todos os títulos da franquia, sua primeira aparição foi em FFVI. Ele é retratado como uma invocação defensiva, em geral tem a forma de um castelo.


Trilha Sonora.


Um dos destaques da franquia, são as trilhas sonoras, as musicas são o ponto chave do sucesso da série, a maioria foi composta por Nobuo Uematsu.

Nobuo Uematsu - compositor.

O tema da série se chama "Preludio" - e aparece em todos os games da franquia, seja ele principal ou não.


                          Vídeo Especial produzido pela Square Enix para comemorar os 30 anos da série


Outro tema recorrente na série é o "Victory Theme", que também aparece em todos os jogos da franquia.
Em geral toda a trilha é fantástica, o compositor fez temas memoráveis e que valem muito a pena, serem escutados. Atualmente no game Final Fantasy XV podemos destacar o tema "apocalypse noctis"

Curiosidades

Ao logo dos 30 anos da franquia, muitas curiosidades foram surgindo, aqui vou citar algumas:


  1. Em todos os jogos temos um personagem Chamado "Gilgamesh"
  2. O personagem "Cid" aparece em quase todos os jogos da franquia.
  3. O nome Final Fantasy, foi dado pois o criador estava desiludido com a industria e achava que esse seria o seu ultimo trabalho.
  4. Em Final Fantasy VII é possivel o jogador comprar uma casa na cidade Costa del Sol, mas ela não serve para nada.
  5. Os criadores consumavam nomear personagens sempre após eventos meteorológicos.
  6. Os moogles estão extintos em Final Fantasy Tactis.
  7. Existe um boato que a produtora foi proibida de lançar os títulos da franquia em dias uteis, pois vários japoneses faltavam ao trabalho para jogar.
  8. Lighting de Final Fantasy XIII tem um pircing no umbigo.
  9. O desenvolvedor Hironobu Sakaguchi aparece em um retrato na parede de uma das casas de Rockt Town em Final Fantasy VII.
  10. Final Fantasy V levou 7 anos para ser lançado no ocidente.
  11. Final Fantasy I foi inspirado no RPG de mesa Dungeons & Dragons.
  12. Final Fantasy tem traços de romances clássicos  Japoneses do século XX.
  13. Existe uma clara homenagem a série Star Wars em alguns jogos do franquia.

Futuro da Série


Atualmente os jogos da série voltaram a ficar em alta depois de problemas com o ultimo título da franquia "Final Fantasy XIII - 3 que não vendeu tão bem. Porém a franquia soube se reinventar e Final Fantasy XV foi um sucesso de vendas chegando a  ultrapassar 6,5 milhões de unidades.

Final Fantasy XV trouxe evoluções, principalmente no sistema de combate, tornando as lutas mais dinâmicas, o uso de invocações e magias tabém teve mudanças significativas que visavam atrair um publico mais novo para franquia. O jogo conseguiu agradar tanto os novos fans, quanto os antigos.

Hoje a grande promessa é o remake do jogo Final Fantasy VII considerado por muitos como o melhor da franquia, a história de Cloud e companhia vai ser recontada, o sistema de combate vai ter mudanças significativas abandonando de vez o sistema de turnos. Em 2018 a Square não mostrou nada do Remake na sua conferência da E3, tudo leva a crer que o desenvolvimento do game esta sofrendo com as constantes trocas de estúdios.

Remake de Final Fantasy VII
Atualmente o que sabemos é que o jogo esta em fase de produção, e teremos mais noticias ao longo dos próximos meses.


Conclusão


A série Final Fantasy cresceu muito ao longo desses 30 anos,  criando uma geração de fans com seus enredos complexos e cheios de aventura, foi a grande responsável por abrir as portas dos JRPGs no ocidente e criou referências que são seguidas até hoje por muitos jogos do gênero.

Os melhores títulos da franquia são: Final Fantasy, Final Fantasy VI, VII, IX, X, XII, XIII e XV para aqueles que gostam de jogos offline, aqueles que curtem MMO não podem deixar de jogar Final Fantasy XIV que trouxe grandes contribuições para a maneira de como se jogar.

Não podemos deixar de citar alguns jogos spin-off como é o caso de Final Fantasy Tatics, sim o franquia tem um jogo de estratégia que fez muito sucesso na época do PS1, além é claro da série Dissidia, que junta todos os universos para um jogo de luta, cheio de pancadaria. Existem muitos outros títulos e todos souberam transportar os jogadores para um mundo de fantasia.

Final Fantasy é mesmo a fantasia final, seus mundos são únicos e conseguem fazer com que os jogadores se envolvam de tal forma que nós ficamos tensos, com raiva e até tristes com o desenrolar das histórias. A série tem um potencial enorme e um grande futuro pela frente, se você esta lendo essa postagem e nunca jogou ou conhece, fica aqui a minha dica. Entre nesse universo porque você não vai se arrepender!!!

Espero que tenham gostado, e não esqueçam de curtir a nossa página no face: ANIMA PLAY 


TALVEZ GOSTEM:


Games que merecem um Remaster
http://animaoplay.blogspot.com/2018/05/games-que-merecem-um-remaster.html

TOP 5 - Games mais vendidos de todos os tempos
http://animaoplay.blogspot.com/2018/03/top-5-os-jogos-mais-vendidos-de-todos.html


Comentários