NOVOS CAVALEIROS DA NETFLIX - ANIME NUTELA OU RELEITURA DO ORIGINAL?

Knights of the Zodiac - Anime da Netflix e Suas Polêmicas.



Dia 18 de Julho de 2019 vai ficar marcado pela história da releitura de uma obra de muito sucesso. Estamos falando é claro dos Cavaleiros do Zodiaco um anime criado em 1985 pelo autor Masami Kurumada.

Não é segredo que esse é um dos animes mais populares do Brasil e chegou aqui graças a extinta TV Manchete em 1994 e desde então tem arrastado uma multidão de fans por todo país, além de ser um dos responsáveis pela popularização dos animes de um modo geral na TV aberta. Mas vamos ao que interessa, toda vez que pensamos em uma releitura de uma obra, sabemos que modificações serão feitas e que o original vai ser adaptado aos novos tempos (seculo 21).

Após assistir a 1º temporada composta por 6 episódios de cerca de 22 minutos de duração, vou tentar responder algumas perguntas e abordar as principais polêmicas sobre as mudanças que o anime sofreu. E para começar já vou responder a principal pergunta que todos estão se fazendo:

Sou fã de cavaleiros, devo assistir esse anime?

Se você é aquele fã Hardcore, que assistiu todas as sagas do anime e que detesta mudanças e novidades, então a resposta é simples... Não!!! esse anime não é pra você. Mas se por outro lado você viu o anime e tem uma mente aberta eu aconselho seriamente você ver o anime. Esse anime tem uma química nova e consegue agradar, esta claro que a ideia aqui é atrair uma nova legião de fãs e tentar se manter o mais fiel possível ao enredo original.


Principais polêmicas?

O anime apresentou algumas polêmicas e vamos começar com a maior delas, o personagem Shun de Andrômeda agora é uma mulher.


Segundo declarações do roteirista da série Eugene Son: "Hoje o mundo mudou. Garotos e garotas trabalhando lado a lado é o padrão. Nós somos acostumados a ver isso. Certo ou errado, o publico pode interpretar uma equipe só de homens como nós tentando tomar um posicionamento sobre algo"

O mundo mudou muito nos últimos 30 anos, e é natural que em uma releitura algumas coisas sejam mudadas, o personagem mantem a sua personalidade com poucas alterações. A maioria dos fans tem que concordar que o personagem sempre teve um lado mais humano, de todos os cavaleiros ele sempre foi o que não gostava de lutar e sempre evitava conflitos.

Existem muitas meninas que se tornaram fans de Cavaleiros e elas nunca se sentiram representadas, uma vez que as mulheres sempre foram tratadas como segundo plano, então é natural que a Netflix queira aproximar mais o publico feminino da obra e de todos os cavaleiros de bronze o mais provável a se tornar uma garota sempre foi o Shun.

Após assistir os 6 episódios eu não tenho duvidas, vocês fans mais antigos podem estranhar no começo, mas, vão se adaptar muito rápido a essa mudança. A personalidade do cavaleiro de andrômeda foi mantida e se não fosse pela mudança da voz, ninguém notaria que ele virou uma garota.

Os cavaleiros agora lutam contra um exército?


Sim minha gente, agora os cavaleiros lutam contra um exército de soldados, com tanques e helicópteros. Essa mudança aconteceu devido a algumas adaptações do enredo para colocar um novo vilão que tem como objetivo recriar os cavaleiros e vencer os deuses.

Esse foi um dos pontos que eu mais gostei da série, todos sempre soubemos que os cavaleiros podiam vencer um exército, mas aqui a série explorou muito bem esse ponto, mostrando que por mais que eles sejam poderosos, lutar contra exércitos é uma tarefa desgastante. Gostei de como a série tratou os conflitos entre os soldados e os defensores de Athena.

Cavaleiros no século 21 e Seya de Skate?


Uma das reclamações que mais ouvi foi sobre a cena do Seiya estar andando de skate. Bom primeiro não podemos esquecer que os cavaleiros são pessoas normais quando não estão em combate e tem uma vida. Outro ponto que muita gente ignorou, na parte do Skate o então cavaleiro de pegasus tinha 12 anos, e nem tinha começado seu treinamento.

A série acrescentou algumas informações interessantes na origem dos cavaleiros, coisa pouco explorada na obra original. Cenas como o sequestro da Seika e da manifestação do cosmo do Seiya foram bem trabalhadas. Com isso descobrimos que os cavaleiros nascem com esse "dom". É um jeito de delimitar que nem todos podem ser cavaleiros.

Novos personagens


O anime já deixa claro em seu inicio que os cavaleiros tem a missão de travar uma guerra contra Poseidon e Hades pelo controle da Terra. É uma coisa que você descobre pouco a pouco na obra original e que aqui já se estabelece desde o inicio. O que é bom porque o anime não perde tempo tentando esconder o óbvio que todos já sabem uma vez que a série já tem mais de 30 anos.0

A adição do personagem novos e a mudança na origem também é um mérito, o destaque fica por conta da morte do cavaleiro de sagitário Aiolos, que entrega sua armadura e o bebê Athena para Mitsumasa Kido e seu rival. Anos mais tarde eles se encontram e já fica estabelecido que os rivais divergem de como deter os deuses. Aqui nesse ponto o anime se torna interessante uma vez que vemos a importância dos cavaleiros e o interesse de Kido no treinamento dos mesmo.


Veredito.


O anime é bem feito, a trilha sonora original foi mantida e readaptada, não tem como nenhum fã das antigas não se arrepiar com o Pegasus Fantasy tocado no incio, a abertura tentou recriar a original com alguns destaques.

O 3D utilizado foi bem trabalhado, porém fica evidente o quanto foi caro produzir a série, uma vez que todas as cenas dos gospes são reaproveitados, fica evidente principalmente no "Corrente de Andromeda" e no "Meteoro de Pegasus"

As mudanças foram em boa parte positivas, uma vez que a ideia é vender o anime para um novo publico e atrair e dar representatividade para o publico feminino, nesse quesito se você não for um fã Hardcore do anime original tenho certeza que vai se divertir. A personalidade dos cavaleiros foram mantidas e as interações entre eles continuam as mesmas o que deixa tudo mais divertido. O ponto negativo é que não tem mais sangue no anime.

Quem assistiu o anime original viu que as cenas de violência eram muito explicita, e aqui existe uma diminuição dessa violência (novamente era necessário para trazer o anime para os novos tempos), mas a Netflix poderia ter aumentado um pouco a classificação indicativa para inserir um pouco mais de sangue na obra. Fora isso o anime é bom e consegue agradar bastante.

A série da Netflix aborda os eventos envolvendo o treinamento dos cavaleiros, a guerra Galática e o confronto com os cavaleiros negros e com Ikki de Fênix. Ao termino dos 6 episódios já temos um gancho da segunda temporada com a presença dos cavaleiros de prata. Então se fizer sucesso provavelmente teremos mais 6 episódios, quem sabe não chegue até a saga dos cavaleiros de ouro e as 12 casas do zodíaco.

Mais uma vez o anime é bom, mas se você é um fã das antigas Hardcore não assista, porque vai se frustrar com o desenrolar dos episódios. Eu particularmente gostei de como o anime foi feito e super indico para todos. Existe um cuidado em manter a obra original intacta, e  apesar de todas as mudanças o anime merece uma segunda temporada, mas isso só o tempo vai disser. 

Bom espero que tenham gostado, e se vocês assistirem a temporada de cavaleiros não esqueçam de comentar o que acharam também.


Talvez Gostem

Animes que exploram a Mitologia

Top 5 - Animes Chineses 

Animes de Aventura e Fantasia

Comentários