A JORNADA DO HEROI



O que é a Jornada do Herói?


Atualmente é muito comum vermos em inúmeras obras, inúmeros heróis, sejam essas obras animes, jogos, filmes, mangás, etc. Mas vocês já perceberam que existe uma regra para ser um herói? Existem fases que todos os herói deve passar? Esse processo de construção é chamado de “Jornada do Herói”.
A jornada do herói ou Monomito foi um termo criado por Joseph Campbell em seu livro O herói de mil faces lançado originalmente em 1949. Nesse livro Campbell organizou os passos que todo herói precisa passar para alcançar seus objetivos, ele dividiu em 3 grades atos divididos em 18 passos que são:

Ato 1 – O chamado para aventura

1 Passo: Mundo comum.
O herói originalmente é uma pessoa comum, que vive sua vida, ele não possui consciência de um problema.

2 Passo: O chamado para aventura.
Geralmente o herói é convidado para uma aventura, por um amigo, outro personagem, circunstâncias do destino, etc. Nessa etapa ele começa a pensar no problema que surgiu.

3 Passo: Recusa ao Chamado.
Geralmente o herói sempre recusa, ou pelo menos não aceita bem a ideia de missão, muitas vezes tenta “sair fora” ou passar para outro. O herói sente insegurança.

4 Passo: Encontro com o Mentor.
Todo herói precisa de um mentor, geralmente é uma pessoa mais velha que vai dar a ele todo o ensinamento que ele precisa para avançar em sua missão. Ex: Mestre Yoda Dunbledore, Gandalf, etc. Ou pode ser um encontro com o sobrenatural.

5 Passo: Cruzamento do Liminar.
Aqui o herói começa a aceitar a mudança, ele se compromete com a situação. Ele vai para o mundo novo.

6 Passo: A barriga da Baleia
Aqui o herói começa a passar por uma transformação por estar em um mundo novo, começa a entender o funcionamento desse novo mundo.


Ato 2 – A iniciação


7 Passo: A estrada de Provas
São os testes que o herói acaba passando em sua aventura, tem as lutas, é onde o herói precisa ser testado. Aqui ocorrem algumas perdas dos personagens.

8 Passo: Aproximação da caverna profunda.
 Nesse ponto o herói precisa se provar, é a hora de focar no que ele precisa para se provar.

9 Passo: Provação ou tentação
Aqui o herói precisa se provar, ele precisa escolher o lado que vai ficar, onde ocorre as tentações

10 Passo: Encontro com o pai
É o grande confronto com o vilão, é aqui onde o vilão mostra seus planos. Pode ser uma figura paterna Ex: Darth Vader.

11 Passo: Apoteose
É o melhor momento do herói, é quando o herói se decide, é quando ele precisa fazer a ultima coisa grandiosa para cumprir a missão.

12 Passo: Conquista
A missão é cumprida, o herói resolve o problema.

Ato 3 – O Retorno


13 Passo: A Recusa ao Retorno
O herói não quer voltar ao mundo comum dele.

14 Passo o voo mágico
É um processo que o herói precisa passar para poder voltar ao seu mundo comum.

15 Passo: Resgaste Interior
O herói é precisa de uma ajuda, ou um resgaste para poder voltar.

16 Passo: A travessia do Limiar
É o retorno, aqui o herói reflete sobre tudo o que ele passou.

17 Passo: O senhor de dois mundos
A vida do herói mudou e ele agora faz parte dos dois mundos.

18 Passo: Liberdade para viver
É o final, o herói pode viver sua vida tranquila, as aventuras acabaram e ele pode descansar.

Campbell foi apenas o primeiro a perceber que todos os heróis tem um modelo e um padrão e foi o primeiro a categorizar esses padrões. Atualmente existem algumas diferenças e nem todas as obras seguem todos os passos,  mas a Jornada do Herói ainda é um guia básico para fazer as pessoas entenderem um pouco do premissa das aventuras vividas em todas as obras.



Espero que tenham gostado do artigo, e nos vemos novamente na  próxima postagem.



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