Pirataria e o Caso da "Crunchyroll"
Atualmente estamos vivendo uma polêmica em torno da "Crunchyroll" que aparentemente entrou na justiça cobrando os direitos autorais das obras que ela detêm os direitos de transmissão.
O que isso quer disser?
Os animes são licenciados pelos estúdios, e empresas distribuidoras de Streaming como o Crunchyroll e a Netflix precisam pagara pela licença de exibição. Em outras palavras elas acabam detendo a exclusividade de explorar e lucrar com os animes.
E onde entra os Sites nisso?
A maioria dos sites que distribuem os animes acabam lucrando com as diversas propagandas geradas via "banner" ou "pop-up". Em geral eles apenas upam os episódios e lucram muito. Neste sentido a atitude do Crunchyroll é justificável.
Entretanto devemos falar sobre o gigantesco trabalho que sites Fansub tem para legendar os animes, esse tipo de trabalho agrega valor e foi um dos grandes responsáveis pela explosão dos títulos nos últimos anos. Vale lembrar que para se assistir um anime era necessário ter uma TV via satélite ou assistir os que chegavam na TV aberta (eram poucos).
Como funciona a Pirataria nos Sites?
A pirataria começou desde sempre, esta presente na vida de nós brasileiros em todos os setores da economia em especial na industria de entretenimento. Desde 2015 os serviços de Streaming estão abraçando quase que todos os animes da temporada, deixando poucos de fora, o que justifica e muito a sua assinatura. Porém vale ressaltar que animes muito antigos como os produzidos nas décadas de 90 e 2000 ficam de fora do catálogo dessas empresas, então se eu quero assistir um anime antigo vou precisar procurar na internet.
Hoje a internet é uma grande fonte de nostalgia seja nos animes ou nos jogos, sites que tem um acervo antigo também podem ser fechados devido as ações das empresas de Streaming. Precisamos então pensar e colocar na balança até que ponto os diversos sites estão lucrando com produtos de terceiros.
A pirataria é uma questão complexa de se debater e fica a critério de cada um, julgar se vale ou não a pena utiliza-lá. Eu pago pelos serviços da Crunchyroll e da Netflix e acho que vale muito a pena pela qualidade e pelo catálogo de animes disponiveis. Mas utilizo sites de terceiros quando quero ver um anime antigo como é o caso das Guerreiras Mágicas, Samurai warrior, Shurato, Digimon (primeira versão), etc.
Pra fechar um pouco sobre essa polêmica dos sites de pirataria, fica a critério de vocês se vão utilizar ou não, porém, se tiverem condições invistam no Crunchyroll que tem feito um bom trabalho dublando animes e tem melhorado muito sua qualidade.
Comentários
Postar um comentário