O que é a
Jornada do Herói?
Atualmente é muito comum vermos em inúmeras obras,
inúmeros heróis, sejam essas obras animes, jogos, filmes, mangás, etc. Mas
vocês já perceberam que existe uma regra para ser um herói? Existem fases que
todos os herói deve passar? Esse processo de construção é chamado de “Jornada
do Herói”.
A jornada do herói ou Monomito foi um termo criado
por Joseph Campbell em seu livro O herói de mil faces lançado
originalmente em 1949. Nesse livro Campbell organizou os passos que todo herói
precisa passar para alcançar seus objetivos, ele dividiu em 3 grades atos
divididos em 18 passos que são:
Ato 1 – O chamado para aventura
1 Passo: Mundo comum.
O herói originalmente é uma pessoa comum, que vive
sua vida, ele não possui consciência de um problema.
2 Passo: O chamado para aventura.
Geralmente o herói é convidado para uma aventura,
por um amigo, outro personagem, circunstâncias do destino, etc. Nessa etapa ele
começa a pensar no problema que surgiu.
3 Passo: Recusa ao Chamado.
Geralmente o herói sempre recusa, ou pelo menos não
aceita bem a ideia de missão, muitas vezes tenta “sair fora” ou passar para
outro. O herói sente insegurança.
4 Passo: Encontro com o Mentor.
Todo herói precisa de um mentor, geralmente é uma
pessoa mais velha que vai dar a ele todo o ensinamento que ele precisa para
avançar em sua missão. Ex: Mestre Yoda Dunbledore, Gandalf, etc. Ou pode ser um
encontro com o sobrenatural.
5 Passo: Cruzamento do Liminar.
Aqui o herói começa a aceitar a mudança, ele se
compromete com a situação. Ele vai para o mundo novo.
6 Passo: A barriga da Baleia
Aqui o herói começa a passar por uma transformação
por estar em um mundo novo, começa a entender o funcionamento desse novo mundo.
Ato 2 – A iniciação
7 Passo: A estrada de Provas
São os testes que o herói acaba passando em sua
aventura, tem as lutas, é onde o herói precisa ser testado. Aqui ocorrem
algumas perdas dos personagens.
8 Passo: Aproximação da caverna profunda.
Nesse ponto
o herói precisa se provar, é a hora de focar no que ele precisa para se provar.
9 Passo: Provação ou tentação
Aqui o herói precisa se provar, ele precisa
escolher o lado que vai ficar, onde ocorre as tentações
10 Passo: Encontro com o pai
É o grande confronto com o vilão, é aqui onde o
vilão mostra seus planos. Pode ser uma figura paterna Ex: Darth Vader.
11 Passo: Apoteose
É o melhor momento do herói, é quando o herói se
decide, é quando ele precisa fazer a ultima coisa grandiosa para cumprir a
missão.
12 Passo: Conquista
A missão é cumprida, o herói resolve o problema.
Ato 3 – O Retorno
13 Passo: A Recusa ao Retorno
O herói não quer voltar ao mundo comum dele.
14 Passo o voo mágico
É um processo que o herói precisa passar para poder
voltar ao seu mundo comum.
15 Passo: Resgaste Interior
O herói é precisa de uma ajuda, ou um resgaste para
poder voltar.
16 Passo: A travessia do Limiar
É o retorno, aqui o herói reflete sobre tudo o que
ele passou.
17 Passo: O senhor de dois mundos
A vida do herói mudou e ele agora faz parte dos
dois mundos.
18 Passo: Liberdade para viver
É o final, o herói pode viver sua vida tranquila,
as aventuras acabaram e ele pode descansar.
Campbell foi apenas o primeiro a perceber que todos
os heróis tem um modelo e um padrão e foi o primeiro a categorizar esses
padrões. Atualmente existem algumas diferenças e nem todas as obras seguem
todos os passos, mas a Jornada do Herói
ainda é um guia básico para fazer as pessoas entenderem um pouco do premissa
das aventuras vividas em todas as obras.
Espero que tenham gostado do artigo, e nos vemos
novamente na próxima postagem.
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